Ficha
técnica
Lançamento: Dezembro de 2007
Duração: 2h55min
Direção: Aamir Khan
Nacionalidade: Índia
Resumo
O filme relata a história de Ishaam,
um garoto de nove anos prestes a repetir novamente o terceiro ano do Ensino Fundamental. Suas dificuldades na escola são percebidas pela família e pela
escola como preguiça, teimosia e desleixo, o que faz com que seus pais o
transfiram para um colégio interno. A distância da família, cobranças e métodos
da nova escola deixam Ishaam mais frágil e deprimido até que Nikumbh, um novo
professor de artes, percebe que o garoto apresenta um quadro de dislexia e
passa a utilizar métodos diferenciados para ensiná-lo.
Indicação
Derivada
do grego, “dis” (dus) significa dificuldade e “lexis”, linguagem. Logo, a dislexia
pode ser considerada como uma dificuldade que algumas crianças manifestam para
ler, escrever ou para compreender o que leem. Silva (2009,
p. 470) salienta que “a dislexia não
é uma doença e sim um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da
linguagem”, sendo que “as dificuldades podem aparecer na leitura e na escrita,
soletração e ortografia, fala e compreensão e em matemática”.
Com uma história
envolvente, o filme é indicado para o público em geral, mas certamente
profissionais que lidam direta ou indiretamente com a dislexia terão um olhar
diferenciado ao assisti-lo.
Gostou? Assista a um
clipe clicando aqui!
Referências:
Drauzio Varella. Dislexia.
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/crianca-2/dislexia-2/>.
Acesso em: 27/07/2016 às 17h47min.
SILVA, Sther Soares Lopes da. Conhecendo a dislexia
e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico. Rev. Psicopedagogia,
v. 26, n. 81, p. 470-475, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário