sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Artigo - As grandes forças da Psicologia # Série


A Psicologia surgiu a partir da Filosofia, de reflexões sobre o homem e seu desenvolvimento consigo mesmo, com seu ambiente e com os outros. Na Idade Média os conceitos seguiam os conhecimentos e os preceitos religiosos, somente com o Renascimento e a Idade Moderna a Psicologia seguiu por um viés científico, assim como outras áreas do conhecimento, conforme afirmam Bock, Furtado e Teixeira (2008, p.40 ) “A Psicologia é produto das dúvidas do homem moderno, esse humano que se valorizou enquanto indivíduo e que se constituiu como sujeito capaz de se responsabilizar e escolher seu destino”.

     Com a necessidade de investigar de uma forma metodológica e analítica esta nova área do conhecimento, muitas ideias surgiram, sobre os objetos de estudo, sobre as delimitações, sobre as definições, caracterizações e conceitos, sobre os próprios métodos e técnicas para estas descobertas. A partir de 1879 quando foi fundado o primeiro laboratório para estudos de Psicologia, esta ciência deslanchou, conforme afirma Kleinman (2015, p.11)

A Psicologia tem se expandido de modo exponencial para uma ciência verdadeiramente diversificada, muitas vezes sobrepondo-se a outros estudos científicos, como medicina, genética, sociologia, antropologia, linguística, biologia e até mesmo áreas como esporte, história e amor a partir deste momento surgiram diversas facetas sobre o estudo.

Com a diversidade de possibilidas surgiram diversas correntes, estruturas e delimitações singulares, cada uma em um local e momento histórico oportuno, essas ideias foram viabilizadas pela necessidade da ciência, cada forma de abordar tornou-se uma “grande força da Psicologia”. Essa característica e denominação se deve ao fato de que serviram de base para o surgimento de ramificações cada vez mais particulares acerca da Psicologia e que se mantém aplicáveis até a atualidade.   

Cada  uma das grandes forças estabeleceu um novo seguimento para o estudo, em um determinado momento e local histórico, Psicologia Comportamental (behaviorismo); Psicanálise; Psicologia Humanista e Psicologia Transpessoal estabeleceram um novo caminho para as descobertas da Psicologia. Cada  força surge da insatisfação ou incompletude da anterior, embora cada uma busque estudar o ser humano de uma forma própria, com definições e atributos distintos.
.
Quer saber mais?! Acompanhe a série “Grandes forças da Psicologia”! 

Referências:

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

KLAINMAN, Paul. Tudo o que você precisa saber sobre psicologia: Um livro sobre o estudo da mente humana. Tradução Leonardo Abramowicz – 1ª ed. – São Paulo: Editora Gente, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário